Um Blog de Saúde!

Guia do Sabonete – Como Escolher o Melhor?

guia do sabonete

Da função de limpar a pele, deixá-la macia e com viço, para manter longe os problemas da derme, escolher o sabonete ideal pode oferecer vários benefícios, mas como selecionar o melhor para o tipo de pele que tem? O guia do sabonete vai ajudar!

Sabonetes podem variar dependendo da sua formulação química e efeitos na pele. Assim, é importante entender o tipo de pele e encontrar o mais adequado para si.

Como sabonetes funcionam?

O principal propósito dos sabonetes e cleanser é remover a sujeira, suor, óleos da derme. Isso acontece com o uso de surfactantes que envolvem o óleo e sujeira, dissolvem estes e facilitam para a água lavá-los. E também ajudam em esfoliar a pele por remover as células mortas da camada exterior da derme.

As áreas expostas no corpo têm contato com sujeira, resíduos, a cada dia, e as áreas cobertas ficam sujas pelo constante suor e umidade. A pele secreta um óleo natural chamado sebo que mistura com a sujeira na pele, tornando difícil remover da superfície da derme. Usar água meramente ajuda em limpeza profunda. Um sabonete adequado funciona bem em limpar totalmente.

Uma molécula de sabonete tem sal e gordura. As pontas salgadas atraem água e pontas gordurosas atraem sujeira e óleo. Quando se aplica sabonete na pele com água, as moléculas quebram a bactéria, germes e sujeira na derme por formar um círculo ao redor de cada um.

Estes círculos pequenos de sabão ao redor da bactéria e sujeira são chamados de micela. A sujeira e germes desalojam da superfície da pele tão logo as micelas são formadas. As moléculas de óleo da pele são lavadas quando são cercadas pelo sabão.

Guia do sabonete – Tipos de sabonetes

Sabonetes reais

Os sabonetes reais são aqueles formulados da maneira tradicional, contendo sais alcalinos de ácidos graxos. Tais sabonetes são ainda disponíveis no mercado hoje. Muitas marcas grandes e pequenas produzem sabonetes reais. Os sabonetes reais de barra têm certos surfactantes que minimizam a tensão de superfície entre o óleo e água e perfeitamente limpa a sujeira.

Inicialmente foi assumido que o sabonete real perturba o equilíbrio de pH da pele. No entanto, a pesquisa recente mostrou que mesmo após limpar a pele com sabonete real, o equilíbrio do pH da pele retorna ao seu pH normal rapidamente.

Barras syndet

Barras syndet são sabonetes que são feitos de surfactantes sintéticos e outros ingredientes químicos. Barras syndet são diferentes das barras de sabão de óleo vegetal. Os surfactantes usados nas barras syndet são derivados de gorduras, óleo e petróleo.

Ao contrário dos sabonetes reais, não há saponificação natural envolvida. A formulação inteira é feita por um procedimento químico. A maioria das barras de limpeza sem prescrição é geralmente barra syndet. Muitas pessoas reclamam sobre secura da pele após usar tais sabonetes.

Sabonetes gordurosos

Sabonetes gordurosos são basicamente barras de sabão real que contêm óleo extra que não foi saponificado. A propriedade de gordura do sabão hidrata a pele ainda melhor e faz dele menos irritante na pele. Porém, pode pensar que estes sabonetes sejam pesados e que não limpem o suficiente.

Barras combinadas

Como o nome sugere, as barras combinadas contêm diferentes tipos de cleansers que melhoram a limpeza e reduzem irritação ou secura na pele. Tais sabonetes geralmente contêm ingredientes combinados de barras syndet e barras gordurosas.

Sabonetes com medicação

Sabonetes com medicação contêm propriedades antibacterianas com ingredientes naturais. Eles ajudam a hidratar a pele, manter o nível de pH, tem propriedades antissépticas, previnem odor corporal, entre mais. Se tiver qualquer tipo de alergia da pele, o médico pode prescrever este tipo de sabonete. São divididos em 3 tipos, o sabonete antibacteriano, o antifúngico, e o desodorante.

Sabonetes antibacterianos são especialmente formulados com ingredientes que matam as bactérias na pele. A maioria contém triclosan e outros aditivos. Os sabonetes antifúngicos são feitos com componentes que combatem o fungo, miconazol e cetoconazol ou ingredientes naturais como óleo da árvore de chá e azeite.

O sabonete desodorante é um sabonete perfumado que mantém o odor corporal sob controle. Este ajuda a esfoliar a pele e mantém a mesma hidratada. Alguns destes sabonetes podem também prevenir o suor.

Sabonetes de ervas

Os sabonetes de ervas contêm ervas naturais que são extremamente benéficas para a pele. Não causa qualquer dano ou efeitos colaterais para a derme. Os sabonetes de ervas são gentis e acalmam. Além disso, não há fragrâncias artificiais usadas nos sabonetes de ervas. O aroma dos sabonetes de ervas vem dos ingredientes naturais.

Guia do sabonete – Como escolher o melhor sabonete para cada tipo de pele

Pele normal

A pele normal indica que a mesma não é muito oleosa, nem muito seca. Assim, o sabão precisa ser tão neutro como a pele. Não procurar por um sabonete que seja feito para pele seca ou oleosa. Usar o sabonete errado pode obstruir os poros da pele ou fazer da pele extremamente seca. É melhor procurar por um sabonete que seja suave e mantenha o equilíbrio do pH. Pode também escolher sabonetes de ervas.

Pele oleosa

As pessoas com pele oleosa têm produção excessiva de sebo. Tais tipos de pele são mais propensos para erupções de acne. Certificar-se de lavar o rosto frequentemente e evitar usar sabonetes fortes.

Procurar por ingredientes como ácido salicílico, peróxido de benzoíla, óleo de árvore do chá, e aloe vera, aveia, sal do mar, entre mais. Estes são gentis com a pele e ajudam a remover óleo excessivo da derme. Além disso, certificar-se que o sabão seja não comedogênico.

Pele seca

Produção menor de sebo leva à pele seca. As pessoas com pele seca muitas vezes têm coceira, pele escamosa, trechos secos e mais. É porque a glicerina, manteiga de cacau, manteiga de karité, óleo de coco, azeite, óleo de jojoba, aloe vera são os melhores ingredientes para procurar no sabonete. Estes ingredientes são enriquecidos com propriedades hidratantes.

Guia do sabonete – Pele sensível

A pele sensível é mais provável de encontrar irritação da pele e reações alérgicas. Assim, deve escolher fórmulas gentis e calmantes. O sabão não deve ter fragrâncias artificiais, álcool e sulfatos. Procurar por um sabonete que tenha ingredientes naturais e não causariam qualquer dano para a pele.

Pele mista

A pele mista tem propriedades oleosas e secas. Se tiver este tipo de pele, evitar sabonetes feitos especificamente para pele seca ou oleosa. Os sabonetes de glicerina podem ser uma boa escolha para a pele mista.

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA