Um Blog de Saúde!

Dicas para Cuidar da Pele Sensível

Manto hidrolipídico é presente em todos os tipos de pele, inclusive na pele sensível ou seja, a película composta por óleo e água recobrindo o tecido. Tal camada de fato possui 2 funções de extrema importância, evitando que o organismo perca água e ainda impede que poluição, produtos químicos e mudança em temperatura do ambiente causem irritações.

            Primeiro de tudo se o manto não tem bom funcionamento, a pele fica mais vulnerável para substâncias estranhas e sensibilizada. O que se tem é irritação, alergias, que podem seguir pelo corpo inteiro e surgir a qualquer momento, dificultando lidar com o caso pela rotina. A pele sensível, seja por doenças pré-existentes, herança genética ou ocasiões pontuais, confere sinais de que demanda ajuda, sendo apresentados os 4 sinais principais na seqüência, e também as dicas para cuidar da pele sensível.

Principais Sinais da Pele Sensível

– Aparecimento na pele das Manchas Avermelhadas do Nada

            As placas avermelhadas, aspereza, bolinhas pequenas que também podem apresentar coceira ou não, trata-se dos sinais iniciais de que algo não vai bem. Isto ocorre devido as células danificadas não serem mais capazes de proteger o tecido e reagirem de modo exagerado com o ambiente.

– Queimação

            Por vezes, placas avermelhadas também aparecem com sensações de repuxo, coceira, e excessivo calor na área. São sintomas de que a derme está atingida por histamina, portanto, uma das substâncias liberadas na reação da pele sensível com o ambiente.

– Pele Extremamente Seca

            Falta de água se caracteriza um dos principais motivos então da falha em manto hidrolipídico. Conseqüentemente devido a esta pele ser mais fina, e assim, mais reativa e vulnerável.

– Alimentos que Causam Rubor

            Os pratos condimentados, vinhos, e pratos apimentados também são capazes de estimular liberar histamina, ocasionando composição de placas avermelhadas, além disso a sensação da queimação na pele sensível.

Como Cuidar da Pele Sensível

            O ideal para quem tem pele sensível é visitar o dermatologista, este orientará a maneira adequada para tratamento da própria condição. Para rotina de cuidados, também é indicado investir em produtos ao rosto e corpo de linhas formuladas para pele sensível e fortalecimento e reparo do manto hidrolipídico, portanto assim reforçar barreira de proteção e para preservar a derme saudável.

            As pessoas que têm pele sensível geralmente então sofrem com rachaduras, vermelhidão, irritação, porém, todas estas condições podem ser minimizadas através da rotina adequada de cuidados. A dica assim é compreender as razões que deixam mais sensibilizado o rosto, e também optar por produtos e costumes que beneficiem o mesmo.

– Higienização do Rosto É Decisiva para Pele Sensível

            O momento de lavar a face geralmente é decisivo no caso da pele sensível. O uso do sabonete inadequado pode também ser capaz de danificar mais ainda a pele sensível no momento de limpar, higienização que deve ocorrer pela manhã e pela noite.

Determinadas substâncias muito eficientes para pele oleosa e acneica não são apontadas nestes casos. Não é indicado uso de sabonetes que apresentem ácidos ou também substâncias capazes de ressecar a derme, de exemplo o ácido salicílico. Portanto higienizadores com ativos calmantes e hidratantes são perfeitos aqui.

Mais uma dica, de fato, se refere à temperatura da água utilizada na lavagem da face, a dica é uso de água fria sempre. Além disso o banho com temperatura alta pode ainda mais ressecar a derme, com aumento dos problemas associados com sensibilidade.

– Sensibilidade da Pele Seca

            A pele seca é geralmente mais sensível. A pele seca quase é sinônimo de que a mesma será sensível também. A oleosidade natural da derme gera proteção em relação aos agressores externos, e se esta oleosidade fica em falta, o rosto portanto sofre mais quando se fala em irritações.

            A sugestão é uso sempre de produtos que trazem benefícios para pele seca, e o ideal aqui é ter atenção com hidratação. Além disso há maneira ainda mais prática e também acessível para melhoria do estado da pele, a ação de maior importância para que a pele seca seja mantida sempre hidratada é consumir muita água.

– Teste Antes de Aplicar Produto Novo na pele

            Na realidade, é ideal sempre fazer teste anteriormente de aplicar algum produto novo. No momento do uso de produto novo para derme, aqueles com sensibilidade necessitam fazer antes um teste para que possíveis irritações sejam evitadas. Para se proteger dos imprevistos, a dica é aplicar quantidade pequena em região perto da orelha, e na situação da vermelhidão ou ardência, remover imediatamente o produto.

– Filtro Solar Apropriado para pele sensível

            De fato, a pele sensível não deve ser exposta por muito tempo ao sol, em especial sem usar protetor solar. Luz do sol pode representar danos e gerar efeitos de ainda maior gravidade na pele sensível, como alergia solar e queimaduras, sem contar ressecamento e envelhecimento da pele. O filtro solar, como todos os demais produtos, tem que assim também ser livre dos compostos que possam ocasionar alergias e irritação. Versões mais apontadas são em pó ou as minerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA