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Cuidados com os Pés no Verão

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Com a chegada do verão é preciso redobrar a atenção em relação aos cuidados de cada dia para a pele, como a dos pés. Aumento de temperaturas pode contribuir com proliferação dos fungos e ressecamento, condições muito nocivas para saúde da pele. Assim, na sequência são indicados cuidados direcionados aos pés para que qualquer desconforto seja evitado no verão.

– Contra Micose

            Devido ao calor e umidade, estes 2 contribuem para aparecimento da micose. A complicação geralmente aparece por causa da transpiração excessiva e frequente contato com piscina, mar e a água, que vão favorecer para fungos se proliferarem, que causam a doença.

            Quando se fala em prevenção, são recomendados 4 cuidados: usar chinelos ao tomar a ducha, não permanecer tanto tempo na piscina, manter os pés sempre limpos e também secos depois da entrada no mar ou piscina, e por último, dar preferência para calçados mais abertos e leves no verão.

– Controle do Suor nos Pés

            É natural suar, no entanto, ao suar excessivamente, ou seja, hiperidrose, e havendo odor ruim, bromidrose, pode virar problema. Na situação dos pés, tal transpiração pode contribuir para aparecimento das bolhas e micoses e ressecamento da derme.

            Para prevenção, é necessário evitar umidade entre dedos e secá-los bem. Investir na limpeza dos pés, ao lavar usando sabonete de pH neutro e água também é indicado. Outra medida é tentar não utilizar o mesmo calçado diariamente, e procurar aplicar desodorante direcionado à área.

– Contra Bolhas e Calos

            As bolhas são ocasionadas por constante atrito do pé com o calçado e chão, ou mesmo com meia que é fina, e suor somado. Aqui indica-se passar vaselina na região em que há atrito para prevenção do aparecimento das bolhas, e utilizar esparadrapo para a proteção da área.

            Mais um problema que o atrito e pressão em excesso causam entre calçado e pele, são os calos. A constante agressão que a pele sofre induz a mesma passar por hiperqueratinização para própria proteção. E a conseqüência é o aparecimento de calosidades, ou seja, formações endurecidas, arredondadas, e por vezes, com dor.

            É recomendado para prevenção, buscar alternar modelos dos sapatos, se utilizou salto alto, no dia seguinte, preferir sapatilha. Manter a pele hidratada dos pés, e massagear bem. Evitar remover ou lixar regiões em que há calos, isto pode gerar inflamação da derme.

– Inchaço e Ressecamento nos Pés

            Se os pés ficarem inchados no verão, de fato a situação pode estar relacionada com sedentarismo e retenção hídrica. Beber muito líquido para prevenir, praticar atividades físicas, fazer drenagens linfáticas a diminuir inchaço, e investir na dieta rica com alimento diurético, como melão, alface, melancia e pepino, são medidas possíveis.

            Geralmente os pés ficam ressecados devido a várias razões durante o verão, como cloro da água, exposição ao sol, e mesmo sal do mar. A indicação para prevenir é hidratar diariamente os pés. Selecione cremes que apresentem de base a uréia, portanto, ativo para maior proteção natural da pele.

            Quando se fala em rachaduras, o problema é gerado pelo ressecamento excessivo na derme do pé. Os repetidos traumas por caminhar descalça muito tempo ou por utilizar chinelos freqüentemente, sandálias e rasteirinhas, e o peso em excesso, favorecem ainda o aparecimento de fissuras. Se desejar prevenir, mantenha a hidratada a pele.

– As Unhas Merecem Atenção

            Ao usar sapato aberto, há destaque para as unhas dos pés, que devem estar saudáveis e bonitas. Assim, a atenção deve ser especial contra complicações, como inflamação e micose. Deve-se ter o próprio kit de cuidados, para prevenir, como tesoura, espátula, alicate, evitando riscos de contaminar-se.

            Não retirar cutículas, realmente estas têm função de barreira natural em relação aos agentes infecciosos. Deixe secar muito bem os pés após tomar banho, ou depois de mergulhar na piscina ou mar.

– Passo a Passo da Hidratação dos Pés

            A hidratação dos pés é fundamental para a beleza e saúde dos mesmos. Logo depois de tomar banho, hidrate o pé, já que a derme vai estar higienizada e os poros estarão dilatados, facilitando que o creme seja absorvido. É essencial fazer este processo antes também de ir dormir, pois existe melhor aproveitamento com os pés em repouso, de compostos hidratantes.

            De fato, para escolha do creme dos pés, preferir aqueles com manteiga de karité, e ou glicerina na fórmula, devido a serem eficientes emolientes. Quando o foco é renovação das células, produtos apresentando ácido glicólico ou salicílico são indicações interessantes.

            Aqui indica-se passar quantidade pequena nas mãos e então espalhar pela pele toda dos pés, até haver absorção do produto. Colocar os pés para cima, se possível, depois de hidratar, com apoio na almofada, por exemplo. Este fator simples melhora circulação do sangue e reduz cansaço e inchaço.

            Se desejar ainda mais potencializar o efeito do creme, é indicado que os pés sejam envolvidos no papel filme, e na seqüência, usar meias à proteção da região. Desta forma então, garantirá efeito ainda mais eficiente e potente.

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