O que é dermatite atópica?

Cuidado com o infravermelho
7 de maio de 2013
Blemish + Age Defense
9 de maio de 2013

O que é dermatite atópica?

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar

A dermatite atópica é uma doença de pele muito relacionada à alergia, que se acompanha de alterações específicas. A textura da pele é diferente, mais ressecada, muito provavelmente por defeitos na barreira cutânea, há uma carência de gorduras específicas na pele que fazem com que haja maior perda de água. Com isso a pele se torna mais frágil, mais seca e suscetível a agentes irritantes como sabonetes abrasivos e tecidos sintéticos. Agentes infecciosos penetram na pele com maior facilidade.


Pacientes com dermatite atópica também apresentam uma chance maior de ter alergia. Por isso é importante avaliar alérgenos do ambiente ou mesmo alguns alimentos estão contribuindo para agravar o quadro. Seu médico poderá solicitar os exames específicos, mas lembre-se que os resultados deverão ser sempre avaliados em conjunto com as queixas apresentadas.
A dermatite atópica é uma doença crônica de pele que não tem uma causa, mas muitas alterações genéticas e do ambiente facilitam seu aparecimento e perpetuação. Atuar junto ao médico para uma adequada evolução é fundamental para obtenção dos melhores resultados.

Seguem algumas orientações para diminuir a coceira e irritação da pele:

 
– Cuidados com banho e vestuário: Embora o banho possa gerar um desconforto nos casos de dermatite moderada ou grave ele é fundamental para a hidratação da pele, remoção de toxinas e restos de descamação. Entretanto alguns cuidados devem ser tomados: O banho deve ser rápido (durar no máximo 10 minutos) Se possível pode ser de banheira, pois o jato do chuveiro pode agredir a pele e tornar o processo desconfortável. Use pouco sabonete, pois mesmo sabonetes com pouca alergenicidade podem agredir a pele Nunca use bucha!
– Após o banho, seque-se sem esfregar a toalha e aplique rapidamente o emoliente (o nome mais correto do hidratante). Alguns pesquisadores afirmam que este processo deve ser realizado em até 3 minutos após o banho, com a pele aindaumedecida. Estes produtos têm, na verdade, uma fina camada de gordura que impede a perda de água da pele.
– Vista roupas leves, lavadas sem amaciantes e sem sabões que deixem resíduos Evite roupas que facilitem a sudorese Evite roupas novas muito coloridas, lave-as antes de usar .
 
Existem alguna dermocosméticos que ajudam na prevenção e tratamento da dermatite atópica: Nutratopic loção emoliente e gel de banho (Isdin), Cetaphil restoraderm loção hidratante e sabonete líquido (Galderma), Stelatopia creme emoliente e creme lavante (Mustela).
 
Estes cuidados são básicos e auxiliam no controle da doença!
Venha conhecer nossa loja virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *