Um Blog de Saúde!

O pH ideal : Cabelos e Pele

Você provavelmente estudou sobre pH nas aulas de química. Você levou essas aulas a sério? Se não, saiba que elas foram mais importantes do que você imagina, importantes até mesmo para a pele e os cabelos!

Resumindo, o símbolo pH significa potencial de hidrogênio, grandeza que indica se uma substância é ácida, neutra ou básica. O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância . Ele é medido por uma escala de 0 à 14. Sendo:




Mas qual é a relação entre o pH e o shampoo ?

Pois bem, primeiro de tudo é importante entender a estrutura capilar. Cada fio de cabelo contém moléculas que se ligam de maneiras diferentes. Essas moléculas tem três formas de ligações: pontes salinas, ligações de hidrogênio e pontes de dissulfeto. E é aí que entra o shampoo, com a finalidade de mudar as interações que formam o fio. O nível do pH do shampoo pode ser o causador de vários problemas :

pH muito ácido deixa os cabelos secos e rebeldes. 
pH básico (acima de 8,0) – Causa a famosa ponta dupla.


O pH ideal é o fisiológico (entre 4 e 6), pois o pH do couro cabeludo de um adulto está entre 3,8 e 5,6. Nossa dica de shampoo com pH fisiológico é o:





Stiefel – Fisiogel Shampoo

É um shampoo que não contém fragrâncias, conservantes e corantes. Ideal para o couro cabeludo de adultos e crianças. É livre de parabenos, com pH adequado e é desenvolvido para uso diário.






E a pele?
O pH da pele normalmente varia de 4,6 a 5,8 (geralmente 5,5) sendo que as principais variações estão em determinadas regiões do corpo, é preciso ficar atento ao tipo de pele que você tem. Se ela é do tipo seco o pH é ácido. Se é oleosa, o pH é menos ácido. 

Na DERMAdoctor temos a linha de sabonetes e hidratantes da Sebamed. Com mais de 150 estudos em todo o mundo, os produtos são adaptados ao valor de pH 5,5, que é o ideal para uma pele saudável. 



Confira a linha completa no nosso site: AQUI




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA