Um Blog de Saúde!

Cabelos com frizz, como cuidar?

O fio de cabelo com frizz desafia a gravidade: ele fica arrepiado, apontando diretamente para o céu ou apenas paira paralelamente às madeixas bem comportadas, num nível um pouquinho mais alto.

A explicação para esse fenômeno capilar é estritamente científico. A grande causadora do frizz é a carga elétrica presente nos fios de cabelo. Eles se repelem mutuamente, o que deixa alguns mais elevados que outros. Este acúmulo de eletricidade estática é causado principalmente pela fricção, que pode ser do pente nos cabelos, por exemplo. 


Existem diversos cremes que prometem combater o frizz, como os seladores de cutículas, por exemplo, e eles podem ser muito eficientes. No entanto, é preciso evitar alguns erros no cuidado com as madeixas para garantir que eles façam todo o seu efeito, caso contrário, todo o investimento pode ser desperdiçado. 
  • Lavar o cabelo com água quente: A alta temperatura da água diminui a oleosidade natural dos cabelos, ressecando os fios. Lavar a cabeça com água fria é o mais indicado. A água fria vai fechar a cutícula do cabelo, o que garantirá aos fios uma textura mais uniforme.
  • Escovar o cabelo seco: Quando há água no cabelo, o pente desliza mais fácil sobre os fios, sem gerar atrito. Essa fricção com água é tão pequena que não fornece carga elétrica, responsável pelo arrepiado, aos fios. A água, ao contrário, neutraliza essas cargas elétricas e deixa os fios nos lugares certos. No entanto, pentear os cabelos é fundamental para ajudar a levar a oleosidade natural do cabelo da raiz até as pontas e deve ser feito também com o cabelo seco.
  • Usar pentes de plástico e escovas com cerdas de nylon: Escovas de cerdas naturais e pentes de madeira são os melhores para evitar as cargas elétricas que arrepiam os fios. Por causa de suas características moleculares, o pente de madeira e as cerdas naturais não permitem que a eletricidade estática passe através deles, fazendo com que ela não chegue a seus cabelos. Os pentes de plástico e as cerdas de nylon, por sua vez, produzem e transmitem mais carga e, por isso, geram mais frizz.
  • Usar o secador da maneira errada: Ele é um ótimo aliado para domar os cabelos nos dias em que eles acordam rebeldes, mas, se usado da forma errada, ele podem acabar trazendo resultado contrário ao desejado. 
  • Torcer o cabelo com a toalha: O primeiro passo é escolher a toalha do tecido certo. Os naturais, como o algodão (100%), geram menos atrito com os fios de cabelo e, portanto, menos frizz, em comparação com os sintéticos, como o poliéster. Da mesma forma, o tecido da fronha do seu travesseiro pode gerar atrito e frizz na hora de dormir. Por isso, o melhor é optar por tecidos naturais.
  • Muita chapinha: Não é apenas o uso a longo prazo da chapinha que deixa o cabelo ressecado e com frizz. Sem água em sua estrutura, o fio de cabelo fica elétrico e arrepiado mais facilmente. Para evitar que isso aconteça uma boa opção é usar finalizadores que protegem o cabelo do calor da chapinha, evitando que o fio desidrate completamente.
Fonte: Minha Vida

Produto indicado:
Revlon Professional – Uniq One Máscara Sem Enxágue 10 em 1 – 150ml


Indicações:
Unique One em Spray da Revlon é uma máscara sem enxágue que oferece 10 cuidados básicos para o cabelo em apenas um produto.
Repara os cabelos secos, confere brilho e controle do frizz, protege contra o calor do secador e confere toque sedoso aos fios. Ajuda a manter a cor dos cabelos, com filtros solares UVA e UVB. Facilita a escovação e não os danifica, mesmo com uso da prancha. Desembaraça os fios molhados, mantém o penteado por mais tempo, previne as pontas duplas e realça o volume natural dos cabelos. Com tantas vantagens, ele se torna perfeito para manter os cabelos sedosos e bonitos.


Por R$136,95 em 05/11/2015 na DERMAdoctor
Produto indicado:
Revlon Professional – Uniq One Coconut Máscara Sem Enxague 10 em 1 – 150ml

Indicações:
Uniq One Coconut é uma máscara em spray sem enxágue. Possui Fragrância de coco com matizes de avelã e baunilha. Proporciona 10 benefícios reais para os cabelos: Repara os cabelos secos, confere brilho e controle do frizz, protege contra o calor do secador e confere toque sedoso aos fios, ajuda a manter a cor dos cabelos/com filtros UVA e UVB, facilita a escova e o uso da prancha, desembaraça os fios, mantém o penteado por mais tempo, previne as pontas duplas e realça o volume natural dos cabelos.


Por R$121,80 em 05/11/2015 na DERMAdoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA