Cabelo ressecado, o que fazer?

Perfumes dos famosos: Gabriela Sabatini
2 de dezembro de 2015
Cuidados com a pele masculina
4 de dezembro de 2015

Cabelo ressecado, o que fazer?

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar
O ressecamento pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho – inclusive, fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo.

É importante ressaltar que cabelos ressecados são diferentes dos fios secos. O cabelo seco diz respeito ao tipo de couro cabeludo, que tem pouca produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, resultando em fios com aspecto menos brilhante em relação aos cabelos normais e oleosos. Ao passo que qualquer tipo de cabelo – oleoso, misto ou seco – pode ficar ressecado, mas esse é um quadro que pode ser revertido tomando alguns cuidados.


Use o xampu adequado
O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos (tintura, luzes ou progressiva, por exemplo) tem o seu pH alterado, ficando mais alcalino que o normal. Isso faz com que as escamas fiquem mais dilatadas e sofram com maior intensidade os efeitos do sol e da poluição, fatores que deixam o fio ainda mais ressecado. O ideal para evitar esse tipo de dano é utilizar xampus que tenham substâncias que equilibram o pH, tal como o ácido glicólico, que torna o xampu mais ácido.

Condicionador para o seu tipo de cabelo
Cabelos ressecados e com couro cabeludo seco, precisam de mais condicionador que cabelos oleosos e sem danos, por exemplo. A causa do ressecamento não interfere na escolha do condicionador, uma vez que o cabelo esteja ressecado, todos os condicionadores terão ações semelhantes, mas aqueles que contêm proteínas ou peptídeos vão auxiliar ainda mais na reconstrução momentânea do fio.

Cuidados na lavagem do cabelo
A indicação dos especialistas é que a temperatura da água seja de morna para fria no caso de cabelos ressecados. Quando em contato com a água mais quente, a gordura que reveste o fio é removida, e ela é a responsável por deixar os cabelos sedosos. Além disso, a água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios.

Aplique um leave-in
Assim como a pele que precisa de protetor solar, o cabelo também sofre os efeitos da exposição aos raios ultravioletas. Até mesmo uma pessoa que não tenha os cabelos ressecados deve investir no leave-in para prevenir o problema, mas para os fios que já estão sofrendo esses efeitos o leave-in é essencial. 

Lance mão dos séruns
Produtos para cabelo à base de silicone, como reparadores de pontas, contêm substâncias responsáveis pelo selamento de cutículas, ajudando o cabelo a se recuperar. O mais importante que ter o sérum é saber como usá-lo. O correto é aplicar após o banho, como um finalizador do processo, e nunca confundi-lo com um protetor térmico Os séruns podem ser substituídos por óleos, como o óleo de argan e o de semente de linhaça, que vão oferecer os mesmos efeitos.

Fonte: Minha Vida

Produto indicado:
Alta Moda – Kit Oil Therapy Shampoo e Condicionador


Indicações:
Oil Therapy é indicado para cabelos volumosos, promovendo o alineamento cuticular. O Oil de Argan, é riquíssimo em ômegas, vitaminas e ácidos graxos essenciais. Combate os radicais livres, reestrutura a camada hidrolipídica das fibras capilares, aumenta a resistência dos fios a processos químicos, escovas e estiramentos. Um profundo tratamento de saúde, para qualquer tipo de cabelo, inclusive os que já receberam alisamentos e escovas. Disponível no formato de 120 ml.


Por R$29,47 em 03/12/2015 na DERMAdoctor
Venha conhecer nossa loja virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *