Um Blog de Saúde!

Tudo sobre as sardas

sardas

As sardas começam a surgir na adolescência e podem ser hereditárias.

As sardas são as famosas pintinhas marrons na pele, que surgem, especialmente, em pessoas com pele clara. Enquanto essas manchinhas são um charme para algumas, para outras, podem ser um incômodo. Nos dois casos, o melhor a fazer é sempre proteger a pele com um filtro solar, já que as sardinhas surgem em peles com baixa quantidade de melanina – que é um protetor solar natural do corpo – e são estimuladas pelo sol. Elas ocorrem em locais de frequentes queimaduras solares, como ombros, nariz, maçãs do rosto e colo

Elas podem ser de dois tipos:

Efélides: manchas de cor vermelha ou marrom clara, que aparecem geralmente durante o verão, mas desaparecem no inverno. São comuns a pessoas de pele clara e possui natureza genética;

Lentigines: são manchas mais escuras do que as efélides.

Principais causas das sardas:

As principais causas das sardas são a exposição solar excessiva e fatores genéticos e hereditários.

No caso de pessoas ruivas, as sardas surgem devido a uma mutação genética no par de cromossomos 16, que altera a produção do pigmento feomelanina, fazendo com que este se concentre em algumas partes do corpo, originando as famosas sardas.

Em outras pessoas, principalmente as de pele clara, o que acontece é um aumento na produção e uma distribuição desigual de melanina, como uma defesa à agressão solar, fazendo com que a pele se pigmente em alguns pontos para impedir que os raios solares penetrem na derme, gerando as sardas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA