Um Blog de Saúde!

Manchas na pele: um problema que tem solução!

O verão acabou e infelizmente as manchas de pele aparecem, principalmente para quem não usou filtro solar adequadamente e abusou do sol.
Na lista de queixas que mais atormentam as mulheres no quesito pele, as manchas estão praticamente liderando o ranking, pois trata-se de um problema estético muito visível e difícil de ser tratado, apenas piorando com o passar do tempo.
Podem ser manchas marrons, brancas, pontinhos escuros espalhados ou concentrados no rosto, colo, mãos e braços e mesmo as mais claras e discretas são difíceis de não perceber.
Muitas são de nascença, outras adquiridas, mas o fato é que uma vez instaladas precisam ser acompanhadas pelo resto da vida.
A boa notícia é que a maioria não representa ameaça à saúde, porém qualquer alteração de cor, tamanho e textura requer análise de um dermatologista, pois significa que algo está errado. A má notícia é que a solução pode ser demorada e dificilmente 100% eficaz, já que ao menor contato com o sol, voltam a aparecer.
Os fatores que provocam essa disfunção são basicamente alterações hormonais, idade, predisposição genética e exposição solar excessiva. Todas essas situações atuam na raiz do problema: a melanina, pigmento que dá cor à pele. Quando a produção dessa substância fica descontrolada o resultado é a formação desses sinais com coloração diferente da cor natural predominante que visualmente incomodam bastante.
O sol é um dos maiores estímulos para a formação das manchas pois ele dispara o mecanismo natural da melanina que uma vez desgovernada produz os sinais indesejados. Por isso ao final do verão é tão comum que apareçam manchas que não existiam antes da temporada de calor. Sendo assim é aconselhável fazer os tratamentos no inverno, pois a radiação mais amena favorece o sucesso dos procedimentos. Daí a importância do filtro solar que protege a pele e tem ainda a ação de prevenir o problema. Mesmo nos dias nublados deve-se utilizar filtro solar com fator 30 no mínimo para garantir bons resultados no tratamento.
Para tratamentos com dermocosméticos costuma-se utilizar produtos que contenham Hidroquinona, Ácido Glicólico e Ácido Kójico. Além disso existem procedimentos realizados no consultório dermatológico que apresentam excelentes resultados também, como por exemplo o Peeling Químico e o Fraxel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA