Um Blog de Saúde!

Lábios Rachados – Como Tratar?

Lábios rachados

Lábios rachados, a aplicação da manteiga de cacau pode representar solução adequada para que os lábios sejam mantidos macios e hidratados, a combater rachaduras e ressecamento que podem ser notados.

            O uso do batom incolor que tenha filtro solar FPS 15 é ainda auxílio para proteção dos lábios, em especial para dia frio ou se houver exposição ao sol. Mais soluções ao combate dos lábios rachados e ressecados é aplicação da camada fina de óleo de amêndoa, cera de abelha, batom com vitamina E.

            Ainda batom com manteiga de karité, lanolina, vaselina, azeite de oliva, creme bepantol, banha de porco ou de ovelha, óleo de coco. Ou gel de babosa, cortando a folha e passando nos lábios a deixar agir por em torno de 20 minutos.

            Ou misturar 1 colher da cera virgem, esta derretida no banho-maria, e mais 1 colher de óleo de amêndoas, e então armazenar em recipiente pequeno. Quando os lábios retornarem à condição normal, sem a rachadura, é indicado também esfoliar 1 vez semanalmente.

            A maneira caseira é esfregar 1 colher de café de mel em mistura com açúcar, nos lábios, a fazer movimentos circulares pequenos. Na seqüência, é importante hidratar bem os lábios usando um dos bálsamos citados acima.

            Uma dica é aplicar o bepantol anteriormente a dormir. Esta é uma pomada que tem efeito cicatrizante e hidratante potente, em especial apontado a tratar assaduras e queimaduras.

            Esse remédio se mostra potente aliado em hidratar a pele, e assim pode ser passado nos lábios pela noite, anteriormente a dormir. O bepantol vai nutrir profundamente os lábios, auxiliando ainda em cicatrizar cortes e feridas por causa do efeito cicatrizante que tem, uma medida então para hidratar lábios ressecados. Mais uma medida importante é utilizar batons hidratantes e reparadores diariamente.

As geléias hidratantes como no caso da geléia real, ou batom rico nos óleos minerais, manteiga de karité, vitaminas, ou cera de abelha representam opções excelentes para lábios hidratados, bonitos e macios. O indicado é escolher lipbalm apresentando propriedades reparadoras e hidratantes, para nutrir e reparar os lábios ressecados e rachados.

Causas para Lábios Rachados e Ressecados

            Ressecamento do lábio pode ser ocasionado pelas situações como o tempo frio, desidratação, hábito de lamber os lábios, respirar pela boca, exposição ao sol, durante tratamento da radioterapia.

            Ainda por falta da vitamina B, excesso da vitamina A, pasta de dente com lauril sulfato de sódio, remédios para acne, psoríase, e usar batom que é mate de longa duração.

Portanto, é importante evitar todos estes agentes que causam o problema e ainda não utilizar batons 24 horas, não molhar os lábios com saliva, e ingerir muita água.

No caso da desidratação pode acontecer por não ingerir água suficiente, porém, a causa principal é transpirar excessivamente. Sobre o hábito de lamber os lábios, a saliva se mostra ácida e no constante contato com o lábio, vai ficar ressecado e pode ficar rachado.

A exposição solar ocorre quando o indivíduo fica tempo demasiado em exposição ao sol sem proteger a boca do sol, o que queima os lábios, com aspecto ressecado resultante.

Pelo inverno e outono o tempo se caracteriza mais seco e o lábio pode ficar muito ressecado e assim descamar e rachar, já que não há células gordurosas para proteção.

A passagem do ar pela boca é capaz de ressecar mais ainda os lábios, que assim podem ficar rachados e secos, então evitar respirar pela boca. No tratamento da radioterapia na área do pescoço e cabeça, isso pode ser uma causa, já que a radiação tende a retirar mais ainda a camada da água protetora dos lábios.

O consumo de pouca vitamina B, que é presente no abacate, frango, feijão e banana, favorece também para aparecer lábio ressecado. E ingerir doses excessivas da vitamina A, com presença no queijo, manteiga, cenoura e ovos, pode ocasionar rachar dos lábios, porém a pele tende também a ficar bastante alaranjada.

No caso da pasta de dente apresentando lauril sulfato de sódio, tal substância é irritante e pode ocasionar ressecamento dos lábios depois da escovação dental. Os remédios para acne como tretinoína, podem causar o problema.

O uso do batom mate de longa duração que apresente chumbo na composição pode ser uma causa do problema. E a pessoa com psoríase tem bem mais chance de sofrer com lábios ressecados.

Lábios Rachados e Ressecados pelo Canto da Boca

            Queilite se caracteriza condição em que aparece pequena ferida no canto da boca, esta fica dolorida e a pele tão seca e até descama, a dificultar abertura da boca. Isto ocorre por causa do crescimento em excesso das bactérias ou fungos, devido a ter o hábito de lamber constantemente os lábios.

            Para medida contra o problema, é possível aplicar pomada cicatrizante, recomendadas pelo dentista ou médico, de exemplo o Omcilon. Aplicar um pouco do aloe vera é também remédio caseiro bom para feridas pelo canto da boca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA