Um Blog de Saúde!

5 Dicas para Ter Pés Bem Cuidados

O é bastante explorado todos os dias, no entanto, as pessoas se esquecem dele quando se trata da rotina de beleza. Assim, o desafio é tentar ao menos uma vez semanalmente dar um descanso para os pés e praticar alguns cuidados para a saúde e beleza dos pés, através de 5 dicas práticas!

1 – Cuidados com a Pele dos Pés

            Para ter uma pele macia é preciso esfoliar. Para esfoliar usando cremes, o recomendado é utilizar no banho, ao máximo, 4 vezes semanalmente. Se usar lixa, ter cuidado, passando 1 vez a cada 15 dias, pois lixar exageradamente pode ocasionar rachaduras.

            A área dos calcanhares é uma das mais esquecidas. A dica para eliminar a pele rachada e áspera é utilizar cremes à base de manteiga de karité ou de uréia. O banho, a cada 15 dias, de parafina auxilia também.

            O escalda-pés revigora, na bacia, colocar pedrinhas redondas, água morna e 1 colher de sopa do sal grosso. Deixar os pés submersos na água e pisar nas pedras de forma suave. Incluir as ervas ou essências de cânfora ou eucalipto, para alívio do cansaço.

2 – Contra Micose, Bolhas, e Calosidades

            Devido à umidade e calor, estes 2 aspectos contribuem para micoses aparecerem. A questão surge geralmente por causa da transpiração excessiva e contato freqüentemente com água da piscina ou mar, que vão favorecer proliferar fungos que causam a enfermidade.

            Para prevenção é preciso usar chinelos no momento de tomar ducha, e não ficar tanto tempo na piscina. Como também sempre manter os pés limpos e secos depois de entrar no mar ou piscina, e dar preferência para calçado mais leve e aberto pela estação quente.

            No caso das bolhas, estas são causadas por constante atrito entre o pé e chão, ou calçado, ou mesmo a meia fina, junto com suor. Para prevenção indica-se passar vaselina na região do atrito a prevenir aparecimento da bolha, e utilizar esparadrapo à proteção desta área.

            Mais um problema gerado por pressão e atrito em excesso entre calçado e pele se caracteriza o calo. A constante agressão que a pele sofre faz com que passe por hiperqueratinização como proteção. E a conseqüência é aparecer o calo, ou seja, formação endurecida, arredondada e por vezes com dor.

            De modo a prevenir é indicado manter a hidratação da pele do pé, a massagear bem, e evitar remover as regiões ou lixar onde há calos, pois isto pode ocasionar inflamação da pele. E também procurar alternar tipos de sapato, se usou a sandália de salto alto, no dia seguinte preferir a sapatilha.

3 – Hidratação e Controle do Suor

            Os pés ficam ressecados geralmente devido a várias razões no verão, como cloro da água, exposição ao sol, e mesmo sal do mar. Para prevenção, a dica é hidratar diariamente os pés. Os cremes que possuem de base a uréia são apontados, já que o ativo aumenta a proteção natural da pele.

            Uma condição gerada por ressecamento excessivo na pele é a rachadura nos pés. Os traumas repetidos ao andar tanto tempo com o pé descalço, ou usar freqüentemente rasteirinhas, chinelos e sandálias e o sobrepeso, favorecem também ao aparecimento de fissuras. A recomendação é manter a pele hidratada para prevenção.

            Já o suor, é normal, no entanto, quando há excesso com hiperidrose, e cheiro ruim, a bromidrose, pode ser incômodo. Quando se fala em pés, esta transpiração pode contribuir para ressecar a pele e aparecer bolha e micose.

            A dica para prevenção é evitar umidade entre os dedos ao secar bem, investir em limpeza dos pés, com lavagem usando sabonete de pH neutro e água. Procurar aplicar desodorante específico à área, e tentar não utilizar o idêntico calçado diariamente.

4 – Cuidado com as Unhas

            Unhas destacam-se ao usar sapato aberto, assim, é preciso ter cuidado especial para não haver problemas, como inflamações e micoses. Para prevenir, ter o próprio kit de cuidados com tesoura, alicate, espátula, evitando risco de contaminação.

            Não remover cutículas, já que estas funcionam como naturais barreiras em relação aos agentes infecciosos. Secar bem os pés após o banho ou depois de mergulhar na piscina ou mar.

5 – Contra o Inchaço

            Se ficar com os pés inchados pelo verão, pode ter ligação com sedentarismo e retenção hídrica. De modo a prevenir, beber muito líquido e investir na dieta rica com alimentos diuréticos, como melão, alface, melancia, e pepino.

            É importante praticar atividades físicas e também fazer drenagens linfáticas a diminuir inchaços. Não fazer qualquer procedimento invasivo no pé, não cutucar! Qualquer vermelhidão, dor, inchaço, pus, descoloração que persistem e incomodem devem ser examinados pelo médico especialista em pés.

            Geralmente, pode resolver o problema através de remédios ou de procedimento pequeno em consultório. É importante permitir que o médico auxilie, evitando que problemas menores se tornem então graves.

Dicas de produtos:


Sestini Care Keep Movin Película Protetora 13G


Keep Movin é uma película protetora composta por ingredientes 100% naturais, que protegem sua pele contra o atrito. Em formato de bastão.


Eucerin Ureia Repair Plus Creme para os Pés 104g


Eucerin Ureia Repair Plus pés 10% Ureia da Eucerin hidrata e suaviza pés ressecados, rugosos, com aspecto áspero, rachaduras e calosidades.


Isdin Ureadin Podos Gel Oil 75ml


Reduz os sinais de ressecamento graças à alantoína, pantenol e manteiga de karité. Reduz as asperezas, rugosidades e espessamentos moderados devido à ação esfoliante do ácido lático e do bacilo de fermentação. Hidrata intensamente graças à Ureia ISDIN que retém água, contribuindo para um nível de hidratação ótimo. A textura de gel óleo leve e sem gordura, de rápida absorção.

Herbacin Creme para os Pés Tubo 100ml


O Hidratante para Pés Foot Care Foot Cream de Herbacin foi desenvolvido para pés sensíveis e altamente estressados. Sua rica fórmula impede a formação de córneas, calos e rachaduras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA