Um Blog de Saúde!

Você sabe qual é o seu Fototipo Cutâneo?

            Em dias de sol sempre é um desejo ir para praia, piscina, pegar um bronze expondo o corpo ao sol. Mesmo que tal atitude seja normal para tantas pessoas, a pele em contato direto com radiação do sol sem proteger-se não representa prática saudável e pode ocasionar complicações graves, como melanoma e queimaduras.

            O melanoma é o tipo mais agressivo para câncer de pele. Assim, é essencial sempre a proteção de toda maneira possível em relação ao raio UV, com uso do filtro de FPS 30 ao mínimo, com antioxidantes para intensificar defesa, e também contar com barreira física, de exemplo óculos, chapéus, roupa que tenha proteção UVB e UVA.

            Deste modo, é muito importante visitar o dermatologista, para entender como deve ser o método de proteger a pele, segundo o que precisar. Tais medidas auxiliam para maior proteção da pele, independente de fototipo apontado por escala de Fitzpatrick.

            O médico Thomas B. Fitzpatrick determinou a classificação da pele por 6 diversos fototipos cutâneos, variando segundo a quantidade da melanina, que se caracteriza a substância que confere cor para pele, e ainda a capacidade de cada indivíduo para bronzear-se e queimar na exposição ao sol, e até mais fatores, como cor do cabelo e dos olhos.

            Bronzear-se refere a ganhar o tom amarronzado, e queimar refere a ficar avermelhada. É seguido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia o idêntico modelo, e com base nestes dados, na seqüência são apresentados cuidados e características importantes para considerar em cada fototipo.

Fototipo I – Pele Muito Branca

            O fototipo I é determinado pela pele muito clara, e por vezes, apresentando sardas. O tipo é ainda muito sensível para exposição ao sol, nunca bronzeando e sempre se queimando. Deste modo, é essencial aplicar todos os dias o protetor solar de FPS 30, ao mínimo, e utilizar barreira física como óculos escuros, bonés.

Fototipo II – Pele de Cor Branca

            Aqui a pele é clara também, no entanto, levemente mais escura em comparação com o fototipo acima, sem contar a tonalidade dos fios de cabelo, ruivo ou o loiro, e tonalidade dos olhos, que geralmente se resumem claros.

            As características aqui são muito parecidas com o fototipo I, com sensibilidade ao sol, porém, bronzeamento lentamente por vezes, e é propensa para queimadura depois de expor-se ao sol.

Fototipo III – Pele Morena Clara

            Para o fototipo III a pele se mostra um pouco mais escura e já apresenta determinada resistência para o sol. A área cutânea tem sensibilidade leve para radiação do sol, com possibilidade até mesmo de bronzeamento com decorrer do tempo.

            Mas, se não existir apropriada proteção através do filtro solar FPS 30 ao mínimo, termina por queimar de forma fácil, já que há normal sensibilidade para o sol.

Fototipo IV – Pele Média

            Esse fototipo é determinado pela pele com o tom definido por castanho claro. A área apresenta maior resistência para impacto de raios UV, assim, facilmente bronzeia e queima, ou seja, fica avermelhada bem pouco, por apresentar também sensibilidade normal para sol.

Fototipo V – Pele Morena Escura

            Fototipo das pessoas de pele morena e negra clara, que se queimam de modo raro e sempre adquirem bronzeado bonito, pela pouca sensibilidade ao sol. No entanto, é essencial considerar proteção diária com aplicação de filtro solar, e contar com barreira física nos ambientes em que existe exposição maior, como piscina e praia.

Fototipo VI – Pele Negra

            O fototipo VI é inteiramente pigmentado e tem proteção “natural” para raio solar, por causa da quantidade maior da melanina que é produzida. E tem ainda fibras do colágeno que se mostram mais densas e maiores glândulas sebáceas, que são responsáveis pela grande produção de sebo e oleosidade pela pele.

            Além do tratamento do brilho característico em excesso, é essencial sempre lembrar-se de fazer fotoproteção, já que além da queimadura, radiação UVB e UVA, pode ocasionar mais malefícios, como envelhecimento precoce e também câncer de pele.

            Desta forma, independente do próprio fototipo, é fundamental a proteção sempre da pele, em especial durante o verão, momento em que é mais intensa a incidência do raio do sol.

            Portanto, consultar o dermatologista, para seleção do filtro solar ideal, segundo as necessidades que tiver. E lembrar-se de usar barreira física, de exemplo a roupa com proteção UV, óculos de sol, e chapéus.

Pele Oleosa e Diferentes Fototipos

            Há alguns detalhes segundo cada fototipo. De modo geral, a pele clara tende a se mostrar mais sensível e existe incidência bem maior da rosácea, ou seja, este perfil de paciente necessita do dermocosmético de maior suavidade com função do controle da oleosidade, sem contar o cuidado de utilizar regularmente os itens hidratantes.

            No caso da pele negra e morena, estas se caracterizam mais predispostas para mancha. Como exemplo, a lesão inflamatória da acne, deve passar pelo tratamento precocemente. E é muito importante não espremer espinha, para não elevar a chance de cicatrizes e marcas.

Algumas dicas de produtos:


La Roche-Posay Anthelios Airlicium Protetor Solar FPS70 50g


O protetor solar La Roche-Posay Anthelios Airlicium FPS70 de La Roche-Posay possui uma textura gel-creme com toque limpo, leve e de rápida absorção. A pele é protegida e todas as causas do brilho (oleosidade e umidade) são controladas, proporcionando uma sensação de pele limpa e fresca durante todo o dia. Com alta proteção, possui micropartículas matificadoras encapsuladas com 99% de ar, assim, não pesa sobre a pele, oferecendo um controle perfeito do brilho toda vez que a pele produz oleosidade ou umidade.


Ada Tina Normalize Solar Matte Intense FPS50 40ml


O Normalize Matte Intense FPS 50 de Ada Tina é um protetor solar para peles muito oleosas e acneicas, com ação matificante intensiva e resistente ao sebo. Reduz o brilho, controla a oleosidade e reduz a umidade da pele, garantindo toque extrasseco ao longo do dia. Indicado: Normalize Matte Intense FPS 50 é indicado para alta proteção solar das peles muito oleosas, com tendência a acne e com produção de sebo e suor excessivo ao longo do dia.

Uv Line Manguito Para Braço Chocolate Unissex M


 Para quem fica muito tempo com os braços expostos ao sol, como é o caso dos motoristas, o Manguito Uv é uma ótima opção para proteger a pele do envelhecimento e das manchas. Também é recomendado para recuperações pós-peeling e outros tratamentos dermatológicos. Além de garantir máxima proteção uv.

Uv Line Boné Legionario Gd Imp Masc


O Boné Legionário Atacama da UV. Line é confeccionado em tecido leve e agradável ao toque, é ideal para aventuras ao ar livre. O Boné Legionário Atacama possui uma longa pala que protege o pescoço e as orelhas além da sua aba longa garantir alta proteção ao rosto. Vem com tira ajustável ao pescoço e possui proteção permanente FPU50+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA