Um Blog de Saúde!

Hiperidrose: Existe Solução?

A condição médica hiperidrose ocorre quando o indivíduo sua de forma excessiva e de modo imprevisível. Quem sofre de hiperidrose pode suar até se a temperatura se apresenta baixa ou se está em descanso.

Causas da Hiperidrose

            O suor auxilia para manter frio o corpo. Todos suam, em especial quando nos dias de temperatura bastante alta, depois da atividade física ou em ambiente estressante, gerando nervosismo, raiva, medo ou vergonha.

            Porém, suar excessivamente pode ainda acontecer em mais casos. As pessoas com hiperidrose paracem possuir glândulas sudoríparas superativas. Suar sem controle pode ocasionar sensação desconfortável significativa, a emocional e física.

            Se o suor excessivo afetar pés, mãos, axilas, é denominado hiperidrose primária ou hiperidrose focal. A primária atinge de 2 a 3% da população, mesmo assim, quantidade inferior a 40% dos pacientes com tal condição procura ajuda médica.

            Na maior parte das situações da hiperidrose primária, não é encontrada alguma causa, o que induz os médicos pensarem a se tratar de condição hereditária. Se sudorese acontece de conseqüência para diferente condição médica, denomina-se hiperidrose secundária.

            Suor pode ser presente no corpo todo ou somente em uma região. Entre condições que podem gerar a hiperidrose secundária é possível citar acromegalia, câncer, condições ligadas à ansiedade, síndrome carcinóide.

            E distúrbios do controle da glicose, hipertireoidismo, alguns remédios e substâncias do abuso, doença cardíaca. E menopausa, enfermidade pulmonar, feocromocitoma, doença de Parkinson, tuberculose e mais infecções, derrame, e lesão na medula espinhal.

Quais São os Sintomas da Hiperidrose?

            Sintomas da hiperidrose são geralmente:

– Transpiração excessiva ao menos uma vez semanalmente.

– Transpiração excessiva há ao menos 6 meses, sem razão aparente.

– Histórico familiar desta condição.

– Suor excessivo afeta atividade da rotina, como as atividades culturais, trabalho, e relacionamentos.

            Tais sintomas podem apontar que o indivíduo tem hiperidrose primária. Se transpiração em excesso acontecer em região específica, pode se tratar de indício da hiperidrose secundária.

            A hiperidrose pode se resumir um dos sintomas das enfermidades de gravidade. É indicado consultar o médico urgentemente se tiver os sintomas seguintes:

– Suor excessivo e emagrecimento.

– Excesso de suor que acontece com dor no peito, febre, batimento cardíaco rápido e falta de ar.

– Excesso do suor que acontece em especial no sono.

– Suor excessivo sem motivo aparente e prolongado.

– Sudorese e dor na região do peito, ou sentir pressão no peito.

Como É Feito o Diagnóstico da Hiperidrose?

            Diagnóstico para esta condição é clínico e com base em sintomas e vários questionamentos que são realizados para pacientes. O médico vai avaliar a possibilidade de hiperidrose ter relação com enfermidades mais graves.

Tratamentos para Hiperidrose

            Tratamento para excessivo suor gerado pela hiperidrose geralmente é cirúrgico ou clínico. Em situações mais leves, pode haver indicação de remédios orais e de utilização tópica.

            Aplicação do botox auxilia ainda para controle da sudorese. Já em casos mais graves, no entanto, estes podem demandar intervenção cirúrgica. Nestas, acontece retirada de glândulas sudoríparas de axilas, ou dos gânglios de cadeia simpática.

– Antitranspirante Especial

            Geralmente há indicação do antitranspirante apresentando cloreto de alumínio, para tratar hiperidrose axilar. Mas, a utilização desta substância se mostra controversa.

– Ionoterapia

            Neste procedimento usa-se dispositivo que apresenta correntes elétricas com nível baixo ao passo que o indivíduo com hiperidrose permanece submerso em água. Correntes chegam aos pés, mãos, ou para axilas, e vão bloquear de forma temporária a glândula sudorípara, a responsável por suor.

– Cirurgia à Hiperidrose Axilar

            Se sintomas do problema ficam somente na axila, pode ser solução a cirurgia. Este procedimento envolve remover glândulas sudoríparas. Mais uma opção é fazer simpatectomia endoscópica torácica, que se caracteriza cortar nervos que fazem transporte das mensagens às glândulas sudoríparas.

– Botox, a Toxina Botulínica

            Injeções do botox podem ser utilizadas ao tratamento da hiperidrose grave. Botox faz bloqueio dos nervos de estímulo para glândulas sudoríparas. Porém, normalmente há necessidade de muitas injeções para tornar efetivo o tratamento de hiperidrose.

– Remédios Anticolinérgicos

            Drogas anticolinérgicas podem gerar alívio ao problema da hiperidrose generalizada. Tais drogas, sendo exemplo o glicopirrolato, vão impedir ação de acetilcolina.

Acetilcolina se resume produto químico que o organismo produz ao estímulo de glândulas sudoríparas. Este tipo de droga precisa de aproximadamente 2 semanas para surtir efeito e pode gerar efeitos colaterais como tontura e a constipação.

Eliminar a Hiperidrose

            A ação de acabar com hiperidrose não se caracteriza simples, no entanto, é possível colocar algumas medidas em ação a reduzir desconforto, como usar antitranspirantes na região afetada, por exemplo.

            E lavar as regiões afetadas sempre, de modo a evitar desenvolvimento das bactérias, porém ter cuidado com água excessiva na pele, já que pode atingir o equilíbrio natural dela.

            Usar meias e sapatos compostos dos materiais naturais. Mudar com freqüência as meias, e deixar os pés respirarem também são detalhes importantes para quem sofre desta condição.

Dicas de produtos:


Perspirex Desodorante Antiperspirante Roll On 20ml


Perspirex Roll on é um desodorante antiperspirante, que funciona de forma eficaz contra o suor excessivo e odor graças a sua fórmula à base de cloreto de alumínio e solução de lactato. Sua fórmula não contém perfume. Promove proteção duradoura contra suor e odor.




Soffie Clinical Creme Desodorante Antitranspirante 60g

Soffie Clinical é um creme desodorante Antitranspirante que promove uma proteção intensiva por até 48 Horas.



Ada Tina Doppia 48h Rollon Antitranspirante 50ml


Desodorante antitranspirante hipoalergênico para peles sensíveis.
É indicado para a redução da transpiração excessiva e do odor até em peles sensíveis.


Ban Desodorante Sólido Sweet Simplicity 73g


O Desodorante Ban Sólido Invisível Sweet Simplicity desliza nas axilas com toque seco, criando uma barreira de proteção contra a transpiração e o odor indesejado por 24 horas. Sólido e hidratante, é absorvido rapidamente pelos poros sudoríparos e não deixa manchas brancas nas suas roupas.
Antitranspirante com fórmula de alta performance: a combinação do princípio ativo tetraclorohidrex de alumínio e zircônio gly com o ingrediente natural extrato de Kihada neutraliza com dupla eficácia as bactérias produtoras de odor. O desodorante é indicado para transpiração intensa nas axilas.
Desodorante Ban Sólido Invisível Sweet Simplicity é uma mistura revigorante de frutas cítricas e flores frescas. Ban, acompanha o seu ritmo onde quer que você esteja!

Perspirex Foot Loção Antiperspirante Para Mãos E Pés 100ml

Perspirex Foot Loção Antiperspirante Para Mãos E Pés 100ml fornece proteção incomparável contra suor e odor para mãos e pés. Segundo a FDA, órgão norte-americano que controla alimentos e medicamentos por meio de testes e pesquisas, para ser considerado um antiperspirante, o produto precisa reduzir a produção de suor em 20%. 
Indicado: Perspirex Foot Loção Antiperspirante Para Mãos E Pés 100ml é indicado para todos os tipos de pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA