Um Blog de Saúde!

Dicas para Prevenir Estrias

As estrias são faixas sem cor e estreitas, normalmente aparecem na pele quando se expande ou contrai muito rápido, embora comumente associadas com a gravidez, as estrias em forma de faixa podem se formar devido ao crescimento regular do corpo também.

            Portanto, muitas das vezes, as pessoas passam a desenvolver as estrias durante a puberdade, já que o corpo passa por um arranco muito rápido de crescimento, como por exemplo, o ganho de peso súbito ou emagrecimento podem também levar a esta forma de cicatriz inofensiva na pele.

            Normalmente as estrias, são consideradas uma preocupação feminina muito porque elas são freqüentemente associadas com gravidez, no entanto, estas marcas não são restritas a nenhum gênero.

            Os homens são propensos a mudanças bruscas do corpo também e podem ter estrias com a mesma facilidade. Isso é particularmente verdade dos fisiculturistas que desenvolvem estas marcas nas áreas onde formam músculo.

Quais Áreas São Afetadas pelas Estrias?

            As estrias podem aparecer em qualquer lugar no corpo, mas são mais comuns em áreas com gordura subcutânea alta, além disso a pele em certas partes do corpo é mais propensa a alongar, muitas vezes devido ao ganho de peso. Estas áreas incluem a parede abdominal, peitos, coxas, braços superiores, nádegas, e parte inferior das costas.

            Há 3 camadas principais da pele, a epiderme, derme, e tecido subcutâneo ou hipoderme. A epiderme forma a superfície mais externa da pele. A derme fica abaixo da epiderme e é referida como camada do meio. O tecido subcutâneo ou hipoderme é a camada mais profunda.

            O colágeno e elastina são proteínas que servem como blocos de construção da pele. Estes componentes estruturais são localizados na derme, ou camada do meio da pele, e são responsáveis por sua elasticidade e resiliência. Quando o corpo cresce em uma taxa mais rápida do que a pele, o colágeno e elastina são incapazes de manter-se.

Estrias Podem Ser Prevenidas?

            Não há maneiras infalíveis de prevenir estrias de ocorrer. As ferramentas preventivas comumente usadas, medidas, e terapias podem ou não podem oferecer resultado desejado, mas é possível tentar várias abordagens para minimizar o risco. Embora emolientes tópicos, loções e cremes sejam muito ineficientes em remover estrias, podem ajudar a aliviar a coceira associada com estas cicatrizes por manter a pele hidratada.

Um estudo comparativo sugeriu que suplementos orais que contêm uma erva chamada centella ou ácido hialurônico podem ser eficientes em prevenir estrias. No entanto, esta afirmação tem que ser substanciada por mais estudos de grande escala. Aqui estão algumas das coisas que pode fazer para prevenir ter estrias.

1 – Permanecer Hidratado

            Beber muitos fluidos pelo dia todo para manter o corpo suficientemente hidratado. Manter ingestão ótima de líquido assegura que a pele fique bem hidratada. A pele bem hidratada é provável a se tornar flexível e elástica, deixando mais suscetível para romper quando separada por um ganho de peso rápido.

            Por outro lado, a pele seca tem uma tendência maior para romper e formar estrias do que a pele bem hidratada. Com isso, é essencial atender as necessidades de líquidos diárias. É melhor distribuir a ingestão de líquidos ao longo do dia todo, assim a pele permanece suficientemente hidratada toda vez.

            Pode quebrar a ingestão diária de água por beber um ou 2 copos de água em intervalos regulares pelas horas de despertar. É aconselhado que beba ao menos 8 a 10 copos de água diariamente.

2 – Manter o Peso Saudável

            A estabilidade de peso é fundamental para evitar estrias. Quaisquer mudanças súbitas no tamanho do corpo pode pavimentar o caminho para estria, que aplica para ganho e perda de peso. Lembrar que mesmo o ganho de peso saudável devido à construção muscular pode desencadear a formação destas cicatrizes.

            Ou seja, se deseja manter a pele livre de estrias, se comprometer com formação muscular progressiva e elaborar a rotina de exercícios de acordo. O controle do peso é especialmente recomendado para mulheres grávidas. E estão já passando por uma transformação de corpo significativa e qualquer ganho de peso extra pode aumentar as chances de ter estrias.

3 – Evitar Bronzeamento e Luz Solar Direta

            As pessoas que têm tendência para desenvolver estrias não devem seguir para o sol sem proteção para pele adequada. A luz solar contém raios UV que podem danificar as fibras de colágeno na pele.

            Para prevenir este dano de pele induzido por UV, aplicar um protetor solar de qualidade alta na pele exposta sempre que sair. E pode também ajudar usar roupa com proteção do sol para cobrir a pele descoberta.

            Evitar bronzeamento se for propenso para estrias, que expõe a pele para radiação UV e faz dela cada vez mais frágil. Há maneiras mais seguras a oferecer bronzeado sem que cause as estrias como aplicar bronzeador, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA