Um Blog de Saúde!

Benefícios do Chá para Saúde

O chá parece resolver praticamente qualquer problema, os benefícios medicinais dele, não importando a variedade, são conhecidos por milhares de anos. E agora, a ciência moderna está apoiando muitos destes benefícios.

– É Anti-inflamatório

            A inflamação foi associada com tudo desde diabetes para declínio cognitivo. Na realidade, tem sido implicado como a raiz de quase todas as doenças crônicas. Por tanto os polifenóis antioxidantes no chá são combatentes poderosos da inflamação, por isso que é um dos benefícios do chá.

           Mas, por outro lado, ter EGCG no chá verde é tanto quanto 100 vezes mais potente do que o poder antioxidante da vitamina C. A pesquisa mostrou que o chá pode ser benéfico para aqueles com doença intestinal inflamatória, assim como outras doenças pela inflamação.

– Acelera o Metabolismo

            A saber, os polifenóis do chá verde, preto e oolong, todos foram indicados a aumentar o gasto de caloria e reduzir gordura do corpo. Curiosamente, o chá realmente promove um tipo de gordura, a gordura marrom. Este tipo de gordura é mais ativa metabolicamente e contém mais mitocôndria do que a gordura branca, o que significa que a gordura marrom pode realmente queimar calorias e melhorar o metabolismo.

            Em uma análise de 15 estudos, foi descoberto que aqueles que consumiram 2 a 6 xícaras de chá verde por dia durante mais do que 12 semanas tiveram gordura corporal menor e peso corporal do que aqueles que não. O extrato de chá verde, uma forma concentrada de chá verde disponível em pó e comprimidos, também mostrou benefícios de emagrecimento de melhora do metabolismo.

– Pode Melhorar a Sensibilidade de Insulina

            O benefícios do chá verde pode ajudar a reduzir complicações de diabetes. A diabetes é uma preocupação de saúde pelo mundo todo, com riscos significativos de complicações, morte prematura e qualidade inferior de vida. A pesquisa mostra que o chá pode melhorar a sensibilidade de insulina, proteger células pancreáticas de mais dano, e reduzir inflamação, tudo beneficiando aqueles em risco ou já diagnosticados com diabetes.

– Reduz o Risco de Morte de Doenças Crônicas

            Em um estudo de mais de 40.000 adultos, foi descoberto que o consumo regular do chá reduziu o risco de morrer de doença cardíaca, acidente vascular encefálico, e alguns cânceres. Na realidade, participantes que beberam 5 ou mais xícaras de chá verde por dia, tiveram um risco 16% inferior de morte cardiovascular comparado com aqueles que beberam menos do que uma xícara por dia.

            Pesquisadores creditam o efeito do chá verde em hipertensão e obesidade junto com polifenóis potentes para seu efeito protetor. As doenças crônicas estão entre as causas principais de morte nos Estados Unidos, por exemplo, fazendo do chá mais importante para beber diariamente. Mais benefício foi visto naqueles que beberam 3 a 4 xícaras por dia, contra uma xícara ou nada de xícara, portanto.

– É Bom para Boca

            Nem todas as bebidas são boas para a boca, de fato. Mas os chás podem realmente melhorar a saúde oral. O chá contém fluoreto e pode melhorar as populações bacterianas na boca. Isso reduz o risco de doença periodontal, cáries e possivelmente até câncer oral.

– É Bom para o Cérebro

            O consumo regular de chá pode reduzir o risco de doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Enquanto as causas exatas do Alzheimer estão ainda incertas e não há cura, a pesquisa confirma que beber chá verde e preto melhora as marcas cognitivas entre aqueles com demência e doença de Alzheimer.

            Além disso, pode melhorar a memória e aumentar atenção para prevenir o declínio cognitivo. A combinação de cafeína e L-teanina no chá tem sido mostrada a melhorar o tempo de reação, processamento visual, memória e concentração. E até muda a maneira que o cérebro é organizado para processamento de informação mais eficiente.

– Pode Ajudar a Prevenir Câncer

            A catequina EGCG do chá verde é um antioxidante potente que tem como benefícios do chá um potencial de combate ao câncer principal. Os estudos de laboratório e animal descobriram que EGCG pode reduzir metástase e melhorar efeitos para cânceres de mama, pulmão, cólon, de pele e outros.

            Assim, enquanto mais estudos clínicos em humanos sejam necessários, alguns estudos observacionais de longo termo descobriram benefícios similares de combate ao câncer. Por exemplo, as mulheres japonesas que beberam 10 ou mais xícaras de chá verde por dia, 120 ml cada, tiveram um atraso de 7 anos em início do câncer. Esta quantidade de chá foi relatada a ser equivalente a 2.5 gramas de extrato de chá verde.

– É Bom para o Intestino

           A saúde intestinal não é toda sobre fibra e probióticos, pesquisas mostram que os polifenóis do chá podem beneficiar, mudar a bactéria intestinal. Assim, isso pode levar aos efeitos para saúde positivos como absorção de carboidrato reduzida, melhores níveis de açúcar no sangue e emagrecimento.

Pode Melhorar a Fertilidade

            Uma análise de 2018 relata que a infertilidade pode ser muito influenciada pelo grau de estresse oxidativo nos tecidos reprodutivos. Os polifenóis no chá confirmaram os efeitos anti-inflamatórios e antioxidante potentes. Assim, os autores sugerem que o chá pode melhorar a fertilidade em homens e mulheres.

– É Hidratante

            De fato, isso pode surpreender, foi antes pensado que o chá e café promoviam desidratação, por atuar como um diurético e causando o corpo a perder mais fluido, a pesquisa recente descobre que até 6 a 8 xícaras de chá por dia é apenas tão hidratante, assim quanto a mesma quantidade de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA