Um Blog de Saúde!

Os Danos da Luz Visível à Pele.

Certamente, é essencial proteger a própria pele dos danos luz visível, assim evitando envelhecimento precoce, manchas, e câncer de pele. A luz visível pode causar malefícios para pele, ao fazer leitura no computador, tablet, smartphone.

            Afinal, é a luz que se vê a olho nu, de forma oposta aos raios UVA e UVB. É emitida por eletrônicos e lâmpadas, e corresponde também a aproximadamente 40% da totalidade de radiação que atinge a Terra. Ela nos atinge de modo natural e é capaz de penetrar na pele profundamente. 

            Pois, mesmo parecendo inofensiva, comparada aos raios UVA e UVB, que geram queimadura na pele, ela pode manchar a derme. Isso pode influenciar no surgimento de câncer de pele e acelerar envelhecimento cutâneo. Inclusive, você pode não perceber os efeitos a curto prazo, contudo, a sua ação cumulativa pode ocasionar prejuízos.

Luz Visível e Melasma

Entre os danos da luz visível à pele existem manchas, incluindo melasma, amarronzadas marcas que podem surgir no colo, braços, rosto. Isso ocorre pela luz azul, parte de luz visível com energia maior. Ela é capaz de penetrar profundamente na derme, promovendo pigmentação causadora do melasma.

            Com toda a certeza os danos da luz visível à pele, não param por aí. O envelhecimento precoce da pele é outro problema. Pois esta eleva produção dos radicais livres, a pele fica mais opaca, menos viçosa, contribuindo para mais rugas. Ainda possui impacto negativo sobre o DNA nas células, com processo de envelhecimento acelerado.

            Segundo estudo do Instituto de Química da USP, a luz visível com radiação UVA, aumentam a lipofuscina, pigmento de envelhecimento. E atinge ainda a derme, interferindo de forma direta no colágeno e contribuição para aparecer linhas de expressão e rugas.

            Por isso, a escolha recomendada para proteção da pele em relação à luz visível é usar filtro solar com cor. Pois ele vai cuidar para um rosto saudável, oferecendo também cobertura da maquiagem, disfarçando imperfeições.

Profuse Ensolei AntiAcne Color FPS30 40g
Protetor Solar Profuse Ensolei Antiacne Color FPS 30 é um protetor com cor universal que foi desenvolvido para auxiliar na redução da acne, disfarçar e diminuir os poros abertos, controlar a oleosidade da pele, combater a vermelhidão que é causada pela acne, além de prevenir o envelhecimento da pele. Efeito leve e natural na pele tanto do homem como da mulher, sua tonalidade e adapta em tosos os tipos de pele, Sua proteção é contra as principais radiações UVB-UVA.

Proteção Contra Luz Visível

Contudo, o uso de filtro solar sozinho não é o bastante. Este não é mais suficiente para que a pessoa tenha pele saudável e bonita. Além de raio UVA e UVB, segundo especialistas, a radiação infravermelha e luz visível também causam danos, ocasionando enfermidades no rosto e envelhecimento precoce.

            Aliás, quando se trata de proteção, é necessário tomar mais medidas, como escolher filtros que tenham pigmentos. Pois atuam como barreira física e apresentam substâncias para combater radical livre.

            Luz visível possui denominação autoexplicativa, trata-se de toda luz enxergada a olho nu, das lâmpadas artificiais na casa, do sol, das telas de smartphones e tablets e do computador.

            A luz visível pode desencadear ou agravar enfermidades da pele, como melasma ou urticária, e o aparecimento da mancha escura em especial para o rosto. Não houve comprovação científica que ela pode ser causadora do câncer de pele, entretanto qualquer radiação que sensibiliza a derme pode deixar a mesma mais propícia para surgimento de qualquer tipo de enfermidade.

O ideal para barrar os danos

            Primeiramente, a maioria dos filtros solares não protege ainda contra tais radiações. Para se proteger contra a luz visível, é preciso que haja barreira física. Assim, no momento de escolher o filtro solar, é bom optar pelos filtros que tenham óxido de zinco e dióxido de titânio em formulação, já que tais pigmentos atuam de barreira física à radiação.

            Não é suficiente ter cor, portanto, se o pó ou base de maquiagem não apresentarem tais componentes, não funcionam como proteção. Para radiação infravermelha, não há ainda forma de prevenção completa.

            Para diminuir efeitos é fundamental a nutrição da derme, através de substâncias antioxidantes para combater radicais livres e estimular a produção de colágeno. Isto pode acontecer pela via oral, com alimentos como verduras e frutas, ou suplementos, ou através da utilização dos produtos específicos que têm tais antioxidantes.

            E mesmo assim, de forma oposta ao que acontece com fatores de proteção de filtros UVB e UVA, não é mensurada ainda por especialistas a concentração perfeita de substâncias antioxidantes ou pigmentos para prevenção de efeitos de radiação.

Outros Cuidados

            Primeiramente, modo ideal para proteção e garantia da pele com saúde é evitar expor-se ao sol de forma prolongada, em especial nos momentos entre 9 horas e 17 horas, já que se trata do maior vilão, com bastante prevalência dos raios ultravioletas, radiação infravermelha e luz visível.

            Em segundo lugar, é essencial uso de bonés, roupas com fator de proteção, óculos escuros, ficar em sombras, visitar o médico por específicas orientações ao tipo de pele que tem, além de filtro solar.

Protetor solar para proteção contra luz visível
Isdin Fusion Fluid Mineral Protetor Solar FPS 50+ 50ml
Isdin Fusion Fluid Mineral FPS 50+ 50ml é um protetor solar com alta proteção contra os raios UVA e UVB, composto por filtros físicos. Fotoproteção para peles sensíveis, atópicas e intolerantes a filtros solares químicos. Possui fácil absorção e espalhabilidade, sua textura Fusion Fluid funde-se com a pele e permite uma proteção invisível. Possui toque leve e textura matificante, sem brilho e não resseca a pele. Dermatologicamente Testado. Hipoalergênico. Fórmula biodegradável. Uso adulto e infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA