Um Blog de Saúde!

6 Dicas para Bem-Estar e Conforto na Hora do Banho

6 Dicas para Bem-Estar e Conforto na Hora do Banho

O banho representa mais do que ação de limpeza, faz parte do aspecto cultural. No Brasil, como exemplo, é normal tomar banho diariamente, e até mais do que um banho ao dia, já para certos países europeus, o mais comum é que se pule o banho por vezes.

Para alguns o banho representa uma maneira de obter maior disposição pelo começo do dia, ou de se livrar do cansaço com a sujeira em decorrer da rotina. No entanto, a saúde é favorecida pelo hábito de tomar banho regularmente.

O banho ajuda para ter uma pele saudável, a remover impurezas dos poros. E para o aspecto de bem-estar, o banho se torna fundamental, já que gera alívio de tensões e ainda o relaxamento. Esse momento é corriqueiro, porém, na realidade tomar banho adequadamente é tão essencial quanto o uso do fio dental em dentes.

É através do banho que são eliminadas as bactérias que têm contato com o corpo, e são retiradas as células mortas da pele, a deixando mais saudável e bonita. Assim, são apresentadas dicas na seqüência para aproveitar melhor o importante momento do banho, mais suave com os cabelos e pele, se beneficiando.

 

1 – Temperatura da Água

Não deve ser tão quente a água do banho. E a temperatura adequada se caracteriza a temperatura do próprio corpo, ou mesmo um pouco inferior a isso. Se usar a água do banho muito quente, esta termina retirando a camada que protege naturalmente a pele, ficando com aspecto ressecado.

O processo inteiro deve ter duração de ao máximo 15 minutos, já que mesmo com a temperatura adequada, a água em excesso vai também prejudicar tal camada com função de proteger a pele. O banho deve iniciar pela cabeça e finalizar pelos pés.

 

2 – Cuidado com o Cabelo ao Tomar Banho

No momento da lavagem dos fios, iniciar utilizando shampoo neutro para a limpeza do cabelo, então usar outro que tenha propriedades que hidratam, e finalmente, passar o condicionador. No momento da secagem, evitar que os fios sejam esfregados na toalha, já que isto pode deixar o cabelo quebradiço.

 

3 – Escolher Óleos de Banho e Sabonete Apropriados 

Se a pele é normal ou seca, dar preferência para sabonetes glicerinados ou líquidos, pois são menos hostis para pele, e mais hidratantes. O sabonete em barra é adstringente, com limpeza mais profunda e assim são mais indicados à pele com acne e oleosa. O óleo de banho é também aliado importante e pode ser utilizado não apenas à hidratação no banho, porém ainda para que a pele seja mantida perfumada.

 

4 – Como Limpar a Pele 

Não é preciso uso da esponja pelo corpo inteiro nos banhos todos. Usar a esponja ou bucha de origem vegetal para 2 ou 3 vezes semanalmente pelo corpo inteiro, pelo restante da semana usá-la somente pelos pés. Esponja ajuda em limpar a pele e também em remover as células mortas. Porém, aplicação excessiva vai deixar a pele ressecada.

Mais uma dica é lavar o rosto na pia do banheiro. Ao lavar o rosto com água morna, os poros abrem, deixando o produto penetrar na pele e sua mágica de combate à acne funcionar. O truque é seguir a água morna com água fria de enxague no final.

A água fria vai fechar os poros, o que é fundamental porque os poros abertos são porta para bactéria a entrar. Assim, a menos que gostar de tomar banhos frios, lavar o rosto pode ser mais fácil a fazer na pia onde se pode aplicar água fria no rosto sem esfriar o corpo inteiro nela.

 

5 – Hidratar a Pele

Sempre usar loção hidratante depois do banho, em especial na área dos joelhos, cotovelos, calcanhares. Tornar isso um hábito diário para beleza vai evitar ressecamento. Finalmente, sobre a toalha, a preferência deve ser sempre para toalhas mais macias, porque gera sensação mais agradável para toque, e não agridem a pele.

Dermatologistas dizem que um banho diariamente é suficiente, e mais saudável à pele. O segundo banho apenas deve ser feito nas situações dos dias que são tão quentes, quando a transpiração acontece excessivamente. Escolher os próprios produtos e aproveitar o banho, porém sem exageros.

 

6 – Dicas para Relaxamento no Banho

Os banhos de imersão não se caracterizam acessíveis para todas as pessoas, no entanto, para quem possui banheira pode se beneficiar. Para alguns problemas da pele, de exemplo nos pacientes que apresentam prurido crônico, banhos de imersão podem oferecer benefícios. Nesta situação, se pode acrescentar para o banho um pouco da maisena, por exemplo.

E os banhos de espuma se mostram interessantes a relaxar, até por oferecer lúdico aspecto no momento da limpeza. Mas, não traz qualquer benefício para saúde ou à pele. Quanto maior a formação da espuma, maior a probabilidade do ressecamento da pele pelo produto. Assim, banho de espuma deve ser esporádico, e evitar para peles que tenham tendência mais fácil ao ressecamento.

 

Dicas de produtos:

 

Theraskin Klaviê Clinical Loção Hidratante

Indicado:
Theraskin Klavie Clinical Loção Hidratante  Cartucho 190ml  é indicado para peles secas e sensíveis.

Benefícios:
– Contém mais de 90% de água e agentes hidratantes
– Rápida absorção
– Ação e imediata e duradoura

Modo de usar:
Aplique o Hidratante Theraskin Klavie Clinical Loção generosamente sobre a pele seca, preferencialmente após o banho, uma a duas vezes ao dia ou conforme orientação médica.

 

Stephen Knoll Shampoo Silky Smooth 500ml


Indicado:
O Shampoo Shine Repair Silky Smooth limpa profundamente os fios de uma forma delicada para conservar a hidratação e melhorar sua textura. Com uma composição única, o Shampoo possui propriedades essenciais para atuar na revitalização tanto de cabelos normais como secos/danificados, recuperando a elasticidade dos fios ao mesmo tempo que o fortalece e recupera dos danos causados por instrumentos térmicos, processos químicos e fatores externos.

Modo de Usar:
– Escove o cabelo antes do banho.
– Molhe bem o cabelo antes de aplicar o Shampoo.
– Na palma da mão, coloque o Shampoo em quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda.
– Aplique no cabelo, massageando o couro cabeludo com delicadeza.
– Espalhe o Shampoo para o comprimento dos fios.
– Enxágue abundantemente com água morna.

 

Under Skin Cleanser 200ml

Indicado:
Under Skin Cleanser é indicado para todos os tipos de pele.

Benefícios:
– 96% de remoção do sebo e gordura
– Efeito calmante, cicatrizante, adstringente e antisséptico
– Manutenção do pH cutâneo
– Controle do crescimento da microbiota patológica

Modo de usar:
Com o rosto úmido, aplique o sabonete líquido facial, massageando suavemente com movimentos circulares. Enxágue de forma abundante. Utilize de manhã e noite.

 

Skinceuticals Hydrating B5 15ml

Indicações:
A combinação de ativos do Hydrating B5 permite a hidratação e reestruturação da saúde da pele: sempre macia e hidratada. Equilibra a hidratação uniformizando o relevo da pele. Deixa a pele macia e suave, promovendo uma aparência luminosa. Possui ativos como o Ácido Hialurônico, que é um umectante natural capaz de reter 1000 vezes mais água que seu próprio peso, proporcionando uma hidratação efetiva. E também a Vitamina B5: essencial para a função reparadora da pele, sendo conhecida por ajudar a reparar o tecido. Indicada para todos os tipos de pele.

Modo de usar:
Aplicar com a pele limpa e seca de 3-4 gotas, uma ou duas vezes ao dia. Uso diurno e noturno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA